drupa 2016 – Touch the Future

A mega tendência Print 4.0 e a rede digital de máquinas e sistemas

Com novo alinhamento estratégico, duração otimizada de onze dias de feira, uma nova imagem e um ciclo reduzido a três anos, tem inicio a principal feira internacional de impressão e soluções cross media. Com o lema "Touch the future", a drupa coloca em foco a força da inovação do setor e fornece uma plataforma às tecnologias do futuro. No centro estão essencialmente tópicos futuristas e de destaque como a impressão, produção de embalagens, multicanal, a impressão 3D, impressão funcional ou impressão verde.

"Com este realinhamento estratégico e o seu foco nos tópicos futuristas e de destaque estamos claramente no caminho certo. Pois a ressonância da indústria de fornecedores internacionais é muito boa - o que, tendo em conta a difícil conjuntura do mercado não era necessariamente de se esperar ", disse Werner M. Dornscheidt, presidente do conselho executivo da Messe Düsseldorf GmbH. 1.837 expositores de 54 países irão, de 31 de maio a 10 de junho de 2016, demonstrar de forma impressionante a versatilidade e força inovadora do seu ramo nos 19 pavilhões de exposição em Düsseldorf. "Operadores globais a nível internacional e líderes no mercado também se apresentam como empresas emergentes e inovadoras de todo o mundo. Está disponível o espetro global das propostas e tópicos para impressão e cross media. Somente a drupa oferece uma vista de 360 graus tão abrangente sobre todos os setores", sublinha Dornscheidt.
A mega tendência na drupa 2016 será a Print 4.0, explica Claus Bolza-Schünemann, presidente de comissão da drupa e presidente da direção da Koenig & Bauer AG. "Print 4.0 permite a individualização e personalização na impressão digital. Esta rede digital de máquinas e sistemas são a solução, e simultaneamente, a garantia de eficiência e competitividade para embalagens de alta qualidade, ou para o rápido crescimento de uma variedade de soluções em impressão industrial e funcional. Já se pode reconhecer claramente agora, que a impressão 4.0 é a mega tendência da drupa 2016."

Valor acrescentado: Programa-quadro especializado
O programa-quadro especializado, com o seu parque de inovação (drupa innovation park), drupa cube, as marcas PEPSO (produtos e soluções eletrónicas de impressão), 3D fab + print e ponto de contacto de embalagem, é uma adição importante e oferece um verdadeiro valor acrescentado aos diversos grupos-alvo de visitantes.

Um dos principais temas de destaque na drupa 2016 é a produção de embalagens. Assim, o prognóstico atual é de que o mercado de embalagens tenha um aumento de 985 mil milhões de USD até 2018. Um evento de apresentação próprio, o touchpoint packaging (ponto de contacto de embalagem), com a participação de cerca de 30 expositores, reflete esta relevância no mercado. Este fórum especial no pavilhão 12 (stand B53) irá trabalhar em conjunto com a associação europeia de design de embalagens (epda), a associação de agências de marcas e embalagens líder na Europa, tanto a nível da conceção como da execução. A fim de melhor alcançar as necessidades específicas das diferentes indústrias utilizadoras, o touchpoint packaging está dividido em quatro "laboratórios futuros" –ou seja, em "food & beverage” (alimentos e bebidas), "non-food” (não alimentares), "pharma” (farmacêuticos) assim como "cosmetics” (cosméticos).

Outro tema de destaque na drupa 2016 é a impressão a 3D. Não deve ser subestimado, em muitos mercados verticais, o potencial destas técnicas de fabricação de aditivos. "Acima de tudo, o negócio de peças de reposição em engenharia mecânica, ou o design de embalagens, oferecem grandes oportunidades para engenheiros mecânicos, utilizadores, mas também prestadores de serviços de impressão", disse Sabine Geldermann, diretora da drupa. O touchpoint 3D fab+print, no pavilhão 7A (stand C41) reflete este espetro. No âmbito deste evento de apresentação também é apresentada a tecnologia atual mais vanguardista, assim como visões e emocionantes casos de melhores práticas. Fornecedores de tecnologia & utilizadores, expositores & visitantes, visionários & praticantes podem convergir aqui num diálogo e impulsionar este emocionante tema.
Outro grande tema futurista da drupa 2016 é impressão funcional. Existem muitos exemplos de aplicações para a impressão eletrónica a nível mundial. Sensores de toque em superfícies móveis, altifalantes bluetooth de papel ou tintas condutoras, já não são, graças às tecnologias de impressão inovadoras, ficção científica. A drupa 2016 aborda este tema de destaque simultaneamente em diversos pontos:
1. Vários expositores vão apresentar nos seus stands, sob a marca PEPSO, o tema Produtos e Soluções Eletrónicas de Impressão.
2. A OE-A (Organic Electronics Association) exemplifica o tema com os seus associados no dip (pavilhão 7.0).
3. ESMA, a Associação para tecnologias de impressão em rede, digital e flexografia, organiza no pavilhão 6 (stand C02) e pavilhão 3 (stand A70) um programa sobre este tema.
4. Também a VDMA (pavilhão 7A, stand B13) oferece no "Showcase Industrial Printing", uma série de atividades.
Inovações impulsionadoras e casos de negócios em torno de soluções de impressão e publicação orientadas para os processos, estão no centro do drupa innovation park, no qual se apresentam pequenas empresas e start-ups, mas também protagonistas globais com soluções vanguardistas. O dip, no pavilhão 7.0, tem vantagens imbatíveis para os visitantes, na medida em que consegue explorar inovações, soluções e exemplos de negócios orientados numa pequena área simplificada. Apresentações, palestras e entrevistas no "dip energy lounge" completam a proposta de aprox. 130 expositores.

O drupa cube apresenta-se na linha de partida com uma nova abordagem, com o lema “Entertaining, Educating, Engaging” ("Entreter, Educar, Envolver"). No foco deste programa de eventos e conferências (pavilhão 6, stand D03) estão o poder inovador de impressão e as várias possibilidades de aplicação de produtos impressos, quer pelos diversos setores industriais como áreas da vida. A parceria de inovação poderia ser ganha pelo fundador do grupo internacionalmente ativo, Medici Group e o CEO Frans Johansson. Johannsson causou grande furor com o seu livro "The Medici Effect" e, desde então, representa o pensamento e ações fora dos limites fixados e o princípio “out-of-the-box". Além das suas duas palestras a 31 de maio e 2 de junho, estão cerca de 60 palestras de especialistas internacionais no programa.



Contactos:

Apresentação de imprensa drupa 2016
Monika Kissing/Anne Schröer (Assistant)
Tel: +49 (0)211-4560 543
Tel: +49(0)211-4560 465
Fax: +49 (0)211-4560 87543
E-Mail: KissingM@messe-duesseldorf.de /
SchroeerA@messe-duesseldorf.de


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Mais informações em www.drupa.de e nas seguintes redes sociais:
Twitter: www.twitter.com/drupa
Facebook: http://www.facebook.com/drupa.tradefair
Xing: https://www.xing.com/net/pri2b1dd0x/drupa
LinkedIn: http://www.linkedin.com/groups/drupa-print-media-messe-4203634/about
Newsroom: blog.drupa.com